A metafísica

A metafísica é a parte da filosofia que estuda a existência e a essência da realidade sem se basear em conhecimento empírico, pois busca conceitos que se encaixam um ao outro de forma a adquirir idéias vinculadas entre si. Originou-se em 50 a.C. por meio do filósofo Andrônico de Rodes quando esse analisava as obras de Aristóteles nomeando-as de tà meta tà physica (aqueles que estão depois da física).
Aristóteles, o pai da metafísica, dizia que ela estudava o “Ser enquanto Ser”, ou seja, investigava a essência bruta (estrutura geral) das coisas sem fazer diferenciação entre ciências como a matemática, astronomia e outras. Dessa forma, estudava o ser divino em busca de sua forma imutável, os primeiros princípios e as primeiras causas e a essência de tudo o que havia.
Posteriormente, David Hume contestou os fundamentos da metafísica dizendo que estes não possuíam fundamento nenhum. Kant foi o primeiro a reagir à idéia de Hume relatando o despertar do sono dogmático. Considerado como cético ou empirista, dizia que todas as coisas não podem ocorrer antes da experiência. Afirmou que o ser humano não é capaz de conhecer os objetos inteiramente e que o que conhecemos sobre esses é o somos capazes de pensar sobre tais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá visitante,

Obrigado pelo comentário, curta nossa página e divulgue o conhecimento.

Copyright © 2013 Palco da Mente- Todos os direitos reservados | Kárcio Oliveira